O que é doença hereditária? Saiba mais.

 

family-time-1-1312790-1279x1904Como o mesmo nome já diz a doença hereditária é herdada. É uma herança genética que é transmitida entre gerações e que em algum momento da vida irá se manifestar.

Sempre conhecemos famílias com vários membros com diabetes ou obesidade, com hipertensão ou até mesmo alergia… a doença faz parte da genética familiar, mas nesse caso não é doença genética. É doença hereditária.

Nem toda doença que é genética pode ser hereditária, ou seja, que foi herdada dos pais. Por fatores ambientais o gene aleatoriamente pode ter sofrido alguma alteração.

Depois, essas alterações podem ser passadas para as próximas gerações, num fenômeno chamado epigenética, o que foi verificado, por exemplo, em descendentes de vítimas do Holocausto, que herdaram alterações relacionadas ao estresse.

Doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade são doenças multifatoriais, mas isso não quer dizer que podemos só diagnosticar através dos genes, pelo contrário essas doenças também são diagnosticadas através dos hábitos diários dos pacientes, podendo ser doenças adquiridas através de maus hábitos alimentares, por exemplo.

Principais doenças de origem hereditária:

  • Doenças Cromossômicas

Ocorrem por alteração no número ou na estrutura dos cromossomos. Alguns exemplos: Síndrome de Down, Síndrome de Patau, Síndrome de Turner.

  • Doenças Poligênicas, multifatoriais ou complexas

Podem se manifestar pela combinação entre diversos fatores ambientais, algumas mutações em alguns genes, estilo de vida e em diferentes cromossomos. Exemplos: diabetes, asma, doenças cárdicas, esclerose múltipla, câncer, hipertensão, obesidade, alergias, mal de Alzheimer, etc.

  •  Obesidade

A obesidade quase sempre é causada por um consumo grande de calorias na alimentação diária, sendo superior a quantidade indicada para a realização de atividades rotineiras, por exemplo. A obesidade acontece quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.

  •  Diabetes

É uma síndrome caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue, seja ela pela incapacidade de a insulina exercer sua função nas células, assim causando uma maior elevação da glicemia ou pela baixa produção de insulina do organismo.

  • Hipertensão arterial

Uma pessoa com caso de hipertensão arterial na família tem as chances de desenvolver a doença aumentadas para 30 – 60%. Apesar de ser uma doença hereditária pode ser controlada através de bons hábitos alimentares e exercícios físicos.